Tags

, , , , , , , , ,

Oi gente bonita (:

Hoje estamos trazendo algumas dicas super bacanas do nosso parceiro DJ Nizo Gomide. Ele vai nos contar um pouquinho sobre como funciona a música no casamento e a importância que ela tem nesse dia tão especial. Afinal, a escolha das músicas pode fazer com que uma festa fique muito mais animada e com a cara dos noivos. Ou não, rs. E hoje, especificamente ele vai nos contar um pouco sobre a parte da Cerimônia!

Anotem aí!!

A MÚSICA NO CASAMENTO
 
A trilha sonora de um casamento, quando preparada com carinho pelos noivos e com suporte de um profissional, consegue agregar emoção e alegria totalmente personalizada em cada momento específico da história.
Uma mesma música que emociona alguns, é triste para outros… por ser tão pessoal, esta seleção deve ter a participação do noivo e da noiva, só assim ela será completa… provavelmente vocês se lembrarão desses momentos prá sempre, conduzidos pela lembrança musical associada.
 
 
A CERIMÔNIA
Se a cerimônia for na igreja, é preciso saber que existem algumas restrições – algumas permitem apenas que sejam tocadas músicas religiosas ou eruditas. Quando acontece no local da festa com juiz e/ou pastor a liberdade de escolha é maior, entretanto o ideal é buscar um equilíbrio entre a situação/momento e o clima que a música por proporcionar, sem cometer o pecado do exagero.
 
Existem no mercado diversas opções de formações para o caso de música ao vivo, de um simples piano (teclado) com sax até mini orquestras com maestro, tudo está principalmente ligado à pompa e ao tipo de músicas desejadas bem como ao valor disponível para investimento neste item.
 
Uma solução moderna, barata e bem prática é contar com um DJ, utilizando versões leves e emocionantes das músicas escolhidas (respeitando as regras se for o caso da igreja) ou até mesmo versões  exclusivas produzidas em estúdio, assim o momento será realmente dos noivos, sem dividir a atenção com uma soprano cantando ao vivo por exemplo. Um sistema de som distribuído no ambiente é muito importante para que a qualidade do áudio não seja comprometida, especialmente em igrejas onde é mais difícil de se regular o som. Os DJs normalmente cobram uma pequena taxa extra para o caso de ser na igreja, se for  no próprio local da festa não há nenhum valor adicional.
 
Sempre sugiro ao casal acompanhar uma cerimônia com os músicos/DJ que pretendem contratar, ouvir se lhe agrada e perguntar quantos instrumentos e vozes estavam em ação, que tipo de sistema de som foi utilizado. Isso é importante para definir o preço do serviço.
 
– Procure adequar as músicas ao local escolhido para a cerimônia. Na praia ou campo, por exemplo, o setlist pode ser mais descontraído do que em uma igreja.
– Também pense em canções que fazem parte da história do casal ou com letras que falem ao coração de vocês. Fugir do tradicional, causando um impacto e ainda com uma letra bonita é um desfio, dá um certo trabalho… ouvir uma música que gosta, na novela, na rádio ou no meio de um filme, e buscar a intenção da letra ou tradução para ver se faz sentido pode ser interessante. 
– Não se esqueça de analisar os versos. “Observe o conteúdo da letra para evitar gafes, como o casal se cumprimentando no altar, feliz e emocionado pelo momento, e de música de fundo ‘eu estou tão triste agora’ ou ‘meu amor, você me feriu” (se for em inglês por exemplo).
– Prefira canções que você e seu noivo gostam há muito tempo. Músicas já perpetuadas nunca se tornam antigas.
 

DICA PARA ESCOLHER AS MÚSICAS DA CERIMÔNIA

De 6 a 8 músicas devem ser escolhidas durante a cerimônia. Veja os momentos mais comuns e as dicas para cada uma deles.

1. Entrada do noivo e padrinhos: a primeira deixe a cargo do próprio noivo, para os padrinhos, algo que remeta à amizade incondicional.

2. Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil.

3. Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua em alta.

4. Bênção das alianças: a “Ave Maria” é a mais popular, mas outras canções que remetam à fé do casal são bem-vindas.

5. Cumprimentos: pense em uma canção que seus pais adorem. É emoção garantida.

6. Saída dos noivos: é um momento alegre, de uma vida feliz a dois que está pra começar. Por isso, opte por uma música para cima, que fale do amor de forma otimista.

_
Ótimas dicas né!?
No próximo post ele vai falar e dar dicas sobre a parte da FESTA! Acompanhem!! (;
Aqui o site dele e a fanpage no Facebook!
assinatura_jessica-33
Anúncios