Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Depois de Paris veio a Provence. Uma das regiões mais românticas da França (e talvez do mundo), é muito conhecida por suas plantações de lavanda, vinhos maravilhosos e cidadezinhas charmosas. O ideal para quem vai pra Provence sem um grupo de excursão é alugar um carro, escolher uma cidade “base” e visitar as demais cidades com o mesmo, sem necessariamente ficar mudando de hotel todos os dias. Isso é possível pois as cidades são próximas, cerca de 1h a 2h de viagem. Além disso as estradas são lindas, você se depara com plantações de Lavanda por todos os lados.

Hoje começamos por Aix en Provence! Ela é uma das principais cidades de Provence, e por isso foi o local que nós escolhemos como “base”. Tem cerca de 150.000 habitantes, mas parece ser bem maior por receber tantos turistas e estudantes. Isso faz com que ela seja movimentada, dinâmica e alegre – por este motivo foi uma das cidades que mais gostamos!

Aix é conhecida como a cidade das 1000 fontes, pois é repleta de fontes termais. A água lá é rica em gás carbônico e cal, o que levou os romanos a construírem casas de banho que existem ainda hoje ali. Daí veio seu nome: “Aquae Sextiae”.

A  “Fontaine dês Quatre Dauphins” (primeira foto de cima) fica na principal rotatória da cidade e marca o início da principal avenida: Cours Mirabeau (segunda e terceira fotos). Super movimentada, a avenida é cheia de árvores, restaurantes charmosos e lojas. Alguns dias também são montadas feiras ali.

Ainda com relação à “Fontaine dês Quatre Dauphins”, vocês perceberão que quase tudo em Aix começa ali: nos seus arredores estão localizados o escritório de turismo da cidade e um shopping com várias marcas famosas. Também ali começam os passeios de trenzinho para os turistas. Nós fizemos este que aparece na foto e achamos muito legal!

À partir deste ponto também que começa o passeio pelo bairro antigo de Aix. Ruelas estreitas e várias praças recheadas de lojas, cafés e restaurantes. À noite tem lugares que fervem, é ótimo pra passear!

Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade: O Hôtel de Ville, que dá o nome também à praça que fica à sua frente. Essa torre com o relógio é datado da idade média.

Outra característica bem marcante da Provence são as feiras de rua. Aix não é diferente, tem várias feiras que acontecem em diferentes dias da semana em várias praças e ruas. Tem feira de tudo: roupas, jóias, artesanato e arte, antigüidades, flores, frutas e verduras, produtos da região e etc. O ideal é buscar um panfleto no escritório de turismo com a programação das feiras, acordar bem cedo e ir conferir todas.

Já estávamos com saudades dos crepes de Paris, então fomos conferir uma indicação e experimentamos a crêperie “Le Patacrêpe”. Comi um salgado de queijo e presunto, e de sobremesa um de geléia de morango… estava uma delícia!

Endereço: Place des Augustins, 13100, Aix-en-Provence, France

Minha super indicação de aix é o hotel: Le Pigonnet! Ele é membro do Small Luxury Hotels of the World , situado em propriedade de cerca de 1 hectare com um jardim MARAVILHOSO.

Lá tudo era lindo! O quarto super espaçoso e confortável, com uma vista linda da janela. Nosso quarto tinha sacada, então era possível tomar o café com essa vista feia da foto:) rsrsrs

O café da manhã era uma delícia, cheio de produtos típicos da região: queijos, geléias, mel de lavanda, além das melhores baguetes e croissants. A melhor parte: era servido no jardim!

Sinceramente adorei o hotel, não consegui botar defeito. Pra quem vai se hospedar lá, é legal reservar um tempo pra ficar de bobeira no hotel aproveitando a estrutura que eles oferecem.

Site do Hotel

Jantamos no Restaurante do hotel, que é bem conhecido por ter um Chef famoso. A comida era bem sofisticada (talvez até um pouco demais pra mim, sou fã do básico na cozinha… rsrsrs), mas acertamos nos pratos então estava uma delícia! Eu pedi uma carne com molho à base de beterraba, e o Reyton pediu um risoto de peixe. De sobremesa eu pedi um sorvete de capuccino com chocolate meio amargo em uma casquinha crocante, e ele uma tortinha com merengue, suspiro, sorvete de amoras e amoras frescas. Pra quem gosta de capuccino ou café forte, a sobremesa estaria perfeita – pra mim estava um pouco forte – mas a tortinha de amoras era DIVINA!

Endereço: Localizado no hotel Le Pigonnet ( 5 Avenue Pigonnet  13090 Aix-en-Provence).

Anúncios